20 de janeiro de 2016

Resenha: Surpreendente! - Maurício Gomyde


Editora: Intrínseca
Numero de páginas: 265
Autor: Maurício Gomyde
Avaliação: 

Sinopse: Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente.
O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o prêmio mais importante do cinema brasileiro. O problema: não ter a menor ideia de como fazer isso
Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora na periferia, Pedro planeja seu próximo filme - a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração.
A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem, feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.



Pedro Diniz tem somente uma ambição em sua vida: criar um filme que o faça conquistar o prêmio Cacau de Ouro e de alguma forma influenciar positivamente a vida das pessoas.

Devido a um "milagre maior", Pedro teve sua perda de visão "pausada" e mesmo enxergando somente setenta por cento da visão central e nada da visão periférica, seu sonho de ser cineasta está longe de ser frustrado.

Em busca de seu sonho e disposto a realizar o que pode ser a última aventura se sua vida, Pedro parte em uma viagem com seus quatro amigos insubstituíveis: Cristal, Fit e Mayla. A gravação de um filme pode ser de fato surpreendente, quando envolva por circunstâncias da vida que a torna especial.


Desde o começo desta leitura me senti confortável com todo clímax criado pelo autor. Um livro com uma sutileza que se transformou em uma história fascinante!

Maurício Gomyde criou uma história que me prendeu e surpreendeu de uma forma bem singular.

Há livros que ficam guardados em nossas memórias pelo simples fato de terem sido especiais e nos acarretar de algum modo uma mudança interior ou intelectual.

"Surpreendente!" definitivamente me fez enxergar de outra maneira os empecilhos que a vida às vezes nos proporciona.
Tocante, divertido e especial. Esse livro de fato foi uma leitura mais do que surpreendente, foi incrível!

2 comentários:

  1. Olá, Ingrid! Maurício Gomyde é realmente uma das grandes vozes literárias de nossa geração <3 Quando houver oportunidade, leia o Ainda não te disse nada! É o meu preferido do autor! :)

    Bjs,
    Rebeca

    http://blogpapelpapel.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rebeca, ainda não li este que citou, vou dar uma pesquisada e procurar para ler, pois amei "Surpreendente!"<3

      Excluir

Minha estante

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *